Buscar
  • Contabilize Simples

VOCÊ ACREDITA QUE PODE SER UM EMPREENDEDOR?


Um empreendedor pode ser denominado como aquele que tem a capacidade de gerar uma boa ideia, aproveita uma oportunidade de mercado conseguindo recursos necessários para implementar. Para que isso ocorra é importante para o empreendedor possuir uma boa rede de contatos e relacionamentos, o que conhecemos como networking, a fim de formar boas parcerias. Por isso, um comportamento ético é algo muito importante ao empreendedor. Segundo Fernando Dolabela (1999, p.44), “o empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convence-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro”. Para ser um empreendedor não basta apenas ter ideias, é preciso muita energia, perseverança e uma dose de paixão para vencer os obstáculos e continuar firme com os objetivos e seguir em frente.

Existem algumas características, que segundo alguns estudiosos, são comuns entre os empreendedores, como: Localização do controle: e a ideia de estar no controle da própria vida.


Necessidade de realização: os empreendedores possuem um estímulo social para se superar, que algumas vezes é reforçado por fatores culturais.

Visionários: possuem uma visão do futuro sobre sua vida, habilidades e seu negócio.

Controle para tomada decisões: possuem segurança para tomar decisões mais acertadas e com isso conseguem implementar rapidamente suas ações.

Exploradores: curiosos e sempre atentos as informações e ao mercado, identificam oportunidades estratégicas, equilibradas entre uma necessidade e uma oferta de bens e serviços.

Dedicação: uma característica que dispensa comentários, pois sem a dedicação nada sai do papel e ficam apenas em sonhos.

Liderança: mesmo tento trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível enxergar o perfil de líder em um bom empreendedor, possuem bom senso e conseguem formar e conduzir bem equipes, pois sabem valorizar, estimular e recompensar seus colaboradores.

É possível notar que existe uma série de características dadas aos empreendedores, entretanto, vale ressaltar que, para um empreendedor ter sucesso não precisa possuir todas essas características ou possuir mais que essas características. Se analisarmos o perfil de empreendedores de sucesso iremos nos deparar que elas possuem perfis e maneiras completamente diferentes. Apesar de algumas diferenças nas características empreendedoras apontadas de maneira geral, verificamos grande semelhança de conceitos, o que demonstra, mais uma vez, que o empreendedor e um indivíduo com um perfil próprio e especifico. Nem todos os empreendedores são organizados, pacientes e com boa oratória, mas isso não quer dizer que são menos empreendedores.

Além de todas essas habilidades, devemos destacar que apenas a paixão, força de vontade não são o suficiente, é preciso ter conhecimento sobre o negócio, estudar bem as variáveis que esse pode ter, estudar o mercado, suas legislações e suas mutações.

8 visualizações0 comentário