Buscar
  • Contabilize Simples

Saques do PIS/PASEP será liberado na próximo dia 17.


No próximo dia 17 de outubro será liberado o benefício PIS/PASEP para trabalhadores de empresas privadas nascidos em outubro e servidores públicos que tenham como final o dígito 3 da inscrição. Tem direito ao benefício os empregados que tenham trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de 2018, com remuneração de até dois salários mínimos por mês. O trabalhador também deve estar cadastrado no PIS/PASEP há no mínimo 5 anos, e estar com seus dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Desde o mês de julho, o benefício já está sendo pago para alguns grupos de trabalhadores. Os pagamentos seguem até março do próximo ano e desta vez, não há um prazo determinado para fazer os saques.

No mês de julho, o presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória nº 889, que dispõe sobre a movimentação de contas do Programa de Integração Social (PIS), do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


Calendário de pagamentos do Fundo PIS/Pasep 2019/2020


Trabalhadores de empresas privadas, ou seja, que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são inscritos no PIS. Neste caso, o calendário considera o mês de nascimento do trabalhador.


Já o PASEP é destinado a servidores públicos, e seu calendário de pagamentos considera o último dígito do número de inscrição.


Os valores do saque são proporcionais ao número de meses trabalhados em 2018, podendo variar de R$84,00 a R$998,00. O saque poderá ser realizado nas agências da Caixa Econômica Federal, enquanto servidores públicos podem sacar no Banco do Brasil.

Como saber se tenho direito ao abono PIS/PASEP?


Para os inscritos no PIS, basta acessar o site da Caixa e escolher a opção Consultar pagamento. As informações também estão disponíveis pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou através do Caixa Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207. O horário de atendimento é das 8h às 21h de segunda à sexta-feira, e das 10h às 16h aos sábados.

Já os que estão registrados no Pasep devem acessar o site do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, que funciona 24 horas. Os números são: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades), 0800 729 0088 (deficientes auditivos ou de fala).

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo