Buscar
  • Contabilize Simples

OUTUBRO ROSA!

O Outubro Rosa é uma ação internacional que promove a luta conta o câncer de mama. Essa ação teve início em 1997, nos Estados Unidos e ganhou o mundo como forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com a doença.

O símbolo da campanha se tornou o laço rosa, que inicialmente foi feito pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990 em Nova York. Desde então os laços se popularizaram e foram usando como forma de enfeitar locais públicos e outros eventos que lutam pela causa. Além do laço, é muito comum ver cidades que iluminam seus monumentos públicos com luz rosa para dar ainda mais destaque a campanha.

O câncer de Mama.

O câncer de mama é mais comum entre mulheres, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se descobre um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos acabam não sendo percebidos, portanto, é fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para o diagnóstico, procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente.

O autoexame era bastante recomendado como forma de detecção da doença, porém, algumas mulheres tem dificuldade de entender a anatomia do órgão e com isso falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar uma falsa impressão de que a mulher está saudável e isso retarda um diagnóstico médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame associado com exames periódicos pode salvar vidas.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno de 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

A doença não possui uma causa específica, mas algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante evitar o consumo excessivo de carne vermelha e embutidos. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso também são formas de prevenção da doença.


Atenção: O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico. A prevenção é o melhor caminho. A Contabilize Simples apoia essa campanha, apoie você também!

Fontes:

http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cancer-de-mama/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo